quarta-feira, 15 de junho de 2011

13 de Maio, um Jongo Inesquecível...


Preparativos para o 13 de Maio.


Leitura e compartilhamento de
aprendizados.

O Grupo de Jongo Dona Su se reuniu no Ateliê d'Aroeira para estudar e exercitar as danças populares, focadas principalmente no jongo. Em roda, trocamos aprendizados e conhecimentos sobre nossos saberes e, conduzidos de forma ética e humana pelo facilitador Pedro Rodrigues, oriundo de diversas experiências com cultura popular, incluindo o grupo da UFRJ, do Rio de Janeiro. Pedro, que tem feito bonito trabalho ha muitos anos, na busca do resgate da cultura popular do Brasil agora está somando com o núcleo de cultura popular da TRIBAL. Compartilhando conhecimentos.

Ele nos mostrou passos e propôs vários tipos de treinamento corporal. Dirigiu-se com sabedoria ao grupo, passando, logo em seguida, a orientar as vozes para um canto mais potente e presente. Foi um momento único e que nos deixou felizes porque saímos entendendo um pouco mais da importância de se conviver e aprender com humildade. Uma convivência rica, que envolveu o esforço de cada membro do grupo. Assim, seguimos, na busca de uma expressão mais profunda do que se deseja como voz individual e coletiva.

Treinamento vocal super prazeroso, com muita harmonia e cumplicidade
dos Prêtos Velhos.

Na praça São Benedito, a consagração do 13 de maio


Foi a primeira vez que o Jongo Dona Su, se reuniu para festejar o 13 de maio. O núcleo de cultura da TRIBAL, sempre presente nas atividades culturais da cidade com destaque para participações anuais no FESQ, e somando com diversos eventos alternativos da cidade, desenvolveu mais energia a partir do momento em que começou a trilhar seu próprio caminho, com mais independência de decisão e coerência nas ações.
O Núcleo de Cultura da Tribal, finca tenda na praça São Benedito, no dia
13 de maio de 2011 ocupando um espaço que já está firmado pela dedicação
e presença do Jongo Dona Sú .
Praça lotada, muita alegria neste 13 de maio!
A Data do 13 de maio, em que pese todas as nossas reflexões sobre "libertação dos escravos", é, talvez, ainda, a data nacional mais reconhecida oficialmente no calendário brasileiro.
Era necessário reconhecer a importância desta data e fincar tenda na praça São Benedito a fim de ocupar os espaços importantes e necessários para que se possa seguir adiante nos ideais de reconquista do nosso devir cultural. O projeto Cinema Possível esteve presente neste dia especial e lá fizemos as filmagens das cenas que vão entrar em nosso filme. Um filme que narra, dum certo modo, o nascimento de um grupo dentro de uma sociedade local (Cabo Frio).


Nenhum comentário:

Postar um comentário