quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Jongo e ciranda no caminhão da TRIBAL.

Desde que o caminhão do ponto de cultura “Tribal Sobre Rodas da Animação” aportou por aqui não tivemos uma única “rodança” sem a presença do Núcleo de Cultura Popular da TRIBAL. O jongo e a ciranda estiveram presentes em Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia e na querida Cabo Frio, cidade cede do projeto. Em cada lugar  uma experiência vivida de forma única.
Em setembro de 2011 o caminhão da TRIBAL saiu às ruas e fez sua estréia
na praça de São Cristóvão, o resto é história!
Jongo no caminhão da TRIBAL. É o 
grupo de jongo Dona Sú fazendo a
saia rodar!
Aproximar a cultura ancestral na região sem deixar de vislumbrar os novos tempos onde as crenças religiosas variam em diversos ramos do cristianismo e que, no entanto, agora, tem a presença do jongo como cultura, expressão do povo banto, escravos que trouxeram esta cultura e que agora podem “dormir” sossegados.
Nosso jongo tem sua matriz gerada na convivência com Rodrigo Folhes e posteriormente Dona Sú, esposa de mestre Darcy (nome de peso na história contemporânea do jongo brasileiro) e que compunha o grupo “Jongados na Vida”. Mas está é uma longa história. Rodrigo aportou no núcleo da tribal trazendo seu “tabiar encantado” e nós nunca mais deixemos de praticar esta arte secular.
Os tambores descansam ao lado do caminhão da Tribal aguardando que
mãos ancestrais os toquem divinamente!
Hoje, o repertório de “pontos” (música que acompanha o toque dos tambores) do grupo de jongo Dona Sú é composto de diversas matrizes jongueiras onde se destacam músicas da serrinha, da roda da Lapa, do Jongo Banto e já iniciamos a inclusão de composições próprias conforme chega o amadurecimento do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário